10/03/2019

ESTUDANTES SEM FRONTEIRAS

Desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio

Na formação básica do aluno pouco se cultiva o estudo prático da História e da Geografia, no qual ele está inserido. São poucas as instituições educativas que propõem aos seus estudantes percursos pelas cidades, aulas peripatéticas (aulas que se ensina andando- Aristóteles), com o intuito de cultivar o sentimento de pertencimento espacial nos diversos graus da percepção humana.
Encontramos esta preocupação nas instâncias superiores de ensino. Mas e o restante dos alunos? Como acender a curiosidade sobre o espaço que os rodeiam? Quando poderão ler sua história amalgamada nos espaços construídos?
É Visando sanar esta carência e trazer para realidade do aluno que o Colégio CAD e as disciplinas de História e Geografia propõem estimular os assuntos da grade curricular: a formação da estrutura Geológica de Chapada dos Guimarães, o processo histórico de ocupação do Mato Grosso, bacias hidrográficas e seus componentes.
Este trabalho busca fazer um estudo de caso no Município de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, como forma de trazer para a realidade dos alunos as habilidades estudadas no 1° Ano do Ensino Médio. Portanto, os discentes serão estimulados a entenderem o espaço urbano e rural no qual estão inseridos e motivar o aprendizado curricular de forma dinâmica e mais próxima da realidade.