MÚSICA NA ESCOLA

A música está presente na vida dos seres humanos desde o seu nascimento. Brito (2003, p. 35), vai mais além, considerando que os sons percebidos pelo bebê ainda no útero da mãe fazem parte do universo musical posterior da criança. Diante deste cenário, a criança nasce imersa neste mundo sonoro e aos poucos molda sua percepção sonora, participando ativamente na produção de sons significativos a sua idade.

A partir do nascimento, o bebê passa a explorar o universo sonoro através dos sons produzidos pelo seu corpo. A música pode estimular a produção de diferentes sons, construindo seu próprio universo sonoro, desenvolvendo suas habilidades motoras e de comunicação. Quanto mais cedo a criança participar de vivências musicais, maior a probabilidade de desenvolver a sensibilidade e o gosto musical.

O CAD, visando proporcionar aos seus alunos uma educação mais global, inseriu a música em seu currículo para os alunos da Educação Infantil e Fundamental I, com o intuito de criar nas crianças o prazer em ouvir e fazer música. A musicalização infantil ajuda a desenvolver qualidades como: a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza de raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e despertar a expressão espontânea.

A música também contribui de forma inestimável no desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo e social. Através da vivência musical, ela cria o gosto pela música e, de forma lúdica e prazerosa, as especificidades musicais são desenvolvidas, como o ritmo, a percepção sonora, as propriedades do som, a apreciação musical, o canto e a fala. Nossa proposta de trabalho constitui também em resgatar o patrimônio cultural aprendendo canções populares e folclóricas, parlendas e danças.O CAD se preocupa com a educação do seu filho, e cada vez mais quer proporcionar o melhor, pensando no futuro dele.

Professora: Ellen Clícia Claudino Oliari

Cadastre-se para receber nossas atualizações em seu e-mail.